domingo, 5 de outubro de 2014

Bem-vindos ao Circo !

Senhoras e Senhores,
Se aproximem! Vocês não vão acreditar quem esta no blog,o maior espetáculo que os seus olhos já viram!Vocês estão preparados para mais um episódio da saga "Arte & Artes" ? Espero que sim,pois hoje vamos gastar nossas energias voltando para o passado,em uma época sombria,sem risos,sem imaginação,sem vida,até que no século VI a.C,quando o primeiro Circo famoso foi estendido e o picadeiro deu lugar para a realidade de nossas fantasias.
 O Circo sempre esteve presente nas civilizações antigas e nos corações das pessoas,e foi por muitos o caminho mais fácil para sobreviver em um mundo de extremas diferenças,mas nem tudo foram flores,muitos tomates foram arremessados,muitos palhaços já choraram, mas até hoje o Circo sempre se manteve fiel ao seu público.O Circo do Império Romano foi e é um dos mais conhecidos no mundo,por ter sido muito moderno para a época,e por ter contado com atrações como os gladiadores e suas habilidades sobrenaturais,se igualando aos deuses,animais selvagens que eram postos contra os gladiadores,corridas com as mais modernas carruagens da época,que contavam com vários enfeites de pedras preciosas,e muitos artistas com suas habilidades únicas,que iam desde contorcionistas até engolidores de fogo,em um dos maiores atrativos turísticos do mundo,o Coliseu.
 Como foi a viagem em Roma? Agora vamos para a Idade Média,os séculos que marcaram o crescimento da igreja e a época em que o Circo começou a ganhar espaço na mente das pessoas.Na Idade Média era muito comum artistas se apresentarem em praças públicas e em frentes das igrejas como forma de sustentar o reino e suas famílias,e essa grande ideia foi compartilhado por muitos,nascendo assim,a família saltimbancos,que viajava por toda a Europa com seus espetáculos nunca vistos antes,com isso divulgando o Circo e ganhando mais adeptos.
 E como o nosso Circo de praça públicas se transformou em um dos maiores espetáculos do mundo? Na Inglaterra em 1768 foi formado o circo moderno,com o picadeiro circular e as várias atrações que constituem um espetáculo circense,em uma das cidades mais cinzas do mundo,o nariz do palhaço brilhou como o Sol naquele dia.
No Brasil,os Circos estão espalhados,principalmente em locais mais tradicionais,em que as pessoas não possuem muitos atrativos na cidade ou até mesmo algo que sirva para a diversão e distração em suas casas,como a região Norte/Nordeste do nosso país,que felizmente ainda mantém velhas tradições culturais que foram herdadas pelos seus pais.


 A partir daqui vamos entrar em um mundo mais surreal do que teórico,vamos entrar em seus sonhos,daqueles que nós crescemos e desacreditamos neles,por serem infantis demais,ou por serem impossíveis demais.
*Vídeo do Cirque du Soleil extraído do youtube.

 Espero que esse post tenha enchido a sua mente e coração de desejo,e que esse desejo se transforme em algo que possa manter a nossa "fantasia real" em nossas vidas. 
Até a próxima !

Um comentário:

  1. Que legal a narrativa, Marcus. Convidativa e interativa. Adorei!

    Circo certamente é uma arte para todas as idades. Lembrei de duas coisas, que uma vez na graduação fizemos um vídeo para promover uma festa com o tema circo e misturamos os clipes da Aguilera e Britney, rs. E também de que no ano passado fui com meus amigos num circo, no interior. Apesar de umas piadas descabidas, foi legal, principalmente pelos malabares e artes corporais. :)
    Penso que isso, trazer lembranças com nossos textos, é muito legal!

    Abraço,

    Prof. Fábio

    ResponderExcluir